Caracterização

O Agrupamento de Escolas de Lordelo tem como génese a abertura da Escola-sede em Outubro de 1973, tendo-se constituído como agrupamento vertical de escolas em Setembro de 2001. O Agrupamento de Escolas de Lordelo é constituído, atualmente, por três estabelecimentos de ensino: a escola-sede que agrega os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário e duas escolas básicas que agregam a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. A Escola Básica n.º 1 de Lordelo encontra-se a funcionar desde o ano letivo 2013-14 e a Escola Básica n.º 2 desde 2014-15.

O número de salas varia de acordo com a tipologia e níveis de ensino de cada estabelecimento (ver tabelas). Todos os estabelecimentos de ensino localizam-se na freguesia de Lordelo, sendo a Escola Básica n.º 1 aquela que está mais afastada da escola-sede.

Escola básica n.º 1 de Lordelo

4 (JI) + 12 (EB1) + 1 (EXP) + 1 (EM) + 1 (CN) + 1 (BIB) + 1 (TIC)

Escola básica n.º 2 de Lordelo

4 (JI) + 12 (EB1) + 1 (EXP) + 1 (EM) + 1 (CN) + 1 (BIB)

Escola básica e secundária de Lordelo

20 (EBS) + 2 (LAB) + 2 (TIC) + 3 (EV / ET) + 1 (MAT) + 1 (EE) + 1 (EM)

Escola básica e secundária de Lordelo

20 (EBS) + 2 (LAB) + 2 (TIC) + 3 (EV / ET) + 1 (MAT) + 1 (EE) + 1 (EM)

JI – sala de jardim de infância
EB1 – sala de aula do 1.º ciclo
EBS – sala de aulas dos 2.º e 3.º ciclos e secundário
LAB – laboratórios

EXP – sala equipada para expressões
CN – sala equipada para ciências
TIC – sala de informática
EV / ET – sala de educação visual / tecnológica

MAT – sala equipada para o ensino da matemática
EE - sala equipada para a educação especial
EM – sala equipada para educação musical
BIB – biblioteca escolar

A escola-sede é composta por quatro blocos, três dos quais de uso exclusivo para atividades letivas e um onde funciona o órgão de gestão e os diferentes serviços: cantina, bufete, reprografia, papelaria, biblioteca/centro de recursos, receção/centro de atendimento telefónico, gabinete médico, sala de reuniões e atendimento de pais/encarregados de educação, sala de pessoal não docente sala de pessoal docente e os serviços administrativos. No ano letivo 2014-15, foi construído um monobloco destinado ao funcionamento do Serviço de Psicologia e Orientação.

A escola dispõe de um espaço polivalente para o convívio dos alunos equipado com material audiovisual, mesas de ping-pong e jogos lúdico-didáticos e um pavilhão gimnodesportivo. Na área envolvente ao pavilhão gimnodesportivo existe um campo de jogos e nas áreas envolventes aos edifícios existem amplos espaços verdes. Para fazer face ao aumento da oferta educativa e do número de alunos que frequentam os ensinos básico e secundário foi necessário recorrer à instalação de três monoblocos aerificados nos espaços livres da escola.

Missão

O Agrupamento de Escolas de Lordelo pretende promover a superação individual dos seus alunos e garantir um núcleo de competências e aprendizagens adequado à sua futura integração pessoal e profissional na sociedade.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Lordelo pretende constituir-se como uma referência na construção dos projetos de vida dos seus alunos.

Top