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ESCOLA ALERTA

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INR - Instituto Nacional para a Reabilitação
https://www.inr.pt/escola-alerta

A turma do 8.º B está a participar com o projeto "# 8ºB, influencers digitais: Direitos Humanos", num concurso de âmbito nacional, denominado "Escola Alerta", promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. Este concurso tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular, os direitos da pessoa com deficiência. Acreditamos que podemos ter um papel ativo não só no Agrupamento de escolas de Lordelo, bem como, contribuir para a construção de uma comunidade mais alerta e inclusiva.

Este vídeo reflete uma parte do trabalho de projeto desenvolvido pela turma.

 

I – Designação do Trabalho:

# 8ºB, influencers digitais: Direitos humanos

 

II – Objetivos do Trabalho:

- Promover os direitos humanos e sensibilizar e mobilizar para a igualdade de oportunidades;

- Incentivar os alunos a identificar os obstáculos e desafios inerentes à promoção da igualdade de oportunidades;

- Trabalhar o princípio da não discriminação;

- Inspirar mais alunos sobre como devemos tratar o outro, independentemente de quem é ou das suas convicções;

- Fomentar a participação cívica ativa, eficaz e construtiva em contexto escolar e na comunidade;

- Refletir sobre a inclusão de todos e o papel de cada um no sucesso da mesma.

 

III – Metodologia utilizada na realização do trabalho:

Os alunos foram encorajados a pesquisar, refletir, formar opiniões fundamentadas sobre os direitos humanos e partilhá-las com o grupo turma.

Apostou-se no trabalho cooperativo e na intervenção em parceria, de forma a promover a aprendizagem uns com os outros.

O racismo, a intolerância e a discriminação estão muitas vezes presentes em diferentes contextos e obrigam a novos desafios no cumprimento dos direitos humanos, em particular nas pessoas com necessidades educativas especiais e/ou deficiência.

Para melhor compreender o dia-a-dia e dificuldades da pessoa com deficiência, realizamos um exercício de simulacro, onde cada aluno simulou ter alguma deficiência para perceber em contexto escolar as dificuldades que viveria. Para além do contexto escolar refletimos sobre as dificuldades dos cidadãos em Lordelo, nomeadamente o cidadão com deficiência.

Em parceria com a Biblioteca escolar, exploraram-se algumas aplicações de produção de vídeos, selecionando a Flip a clip para uma etapa da produção do trabalho final.

 

IV – Recursos utilizados:

- Comunidade educativa, nomeadamente a Direção do Agrupamento e a Biblioteca escolar, recetivas ao desenvolvimento do projeto, colaborando de forma ativa sempre que solicitadas.

- Ferramenta de animações: Flip a clip e Shotcut.

 

V – Resultados obtidos (pontos fortes, pontos fracos, como se sentiram os alunos ao participar, avaliação global):

Na execução deste trabalho, de salientar a existência de vários pontos fortes: a parceria com a Biblioteca escolar, a exploração de diferentes ferramentas de animação e o exercício de um simulacro, que serviu, por um lado, para identificar dificuldades e, por outro, para incentivar os alunos a estarem mais atentos a todos os colegas, em particular àqueles que apresentam deficiência.

O único ponto fraco a referir foi o pouco tempo disponível para a realização do trabalho, pois tornou-se necessário despender de várias horas, para além da componente letiva, de forma a levar a cabo a sua concretização: a pesquisa de informação, a partilha de opiniões no grupo turma, a exploração e construção do vídeo no Flip a clip e montagem no Shotcut só foram possíveis dada a dedicação e tempo extra disponibilizado pelos elementos envolvidos no projeto.

Ao longo da execução do referido projeto, os alunos revelaram empenho e interesse, para além de uma participação ativa e consciente.

De uma forma global, para além de muito útil, o trabalho desenvolvido permitiu o reconhecimento da necessidade de uma inclusão consciente, não só na escola como na comunidade em geral. A dedicação de todos à defesa e cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma aposta dos alunos do 8.ºB, querendo influenciar outros para a sua importância e implementação. Este projeto superou as expectativas iniciais.

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