Brincar com a Matemática

Este projeto surge da necessidade, sentida pelas educadores e professores (em reuniões de articulação vertical) de rever e melhorar os processos de trabalho nos domínios /disciplina de matemática. Pretende-se aperfeiçoar o processo educativo, nomeadamente a aprendizagem das crianças/alunos de modo a desenvolver o raciocínio lógico-matemático e promover o sucesso educativo.

 O principal objetivo é contribuir para desmistificar a Matemática como o ” Monstro” do sistema educativo, promovendo a abordagem de conteúdos através de jogos e atividades lúdicas, utilizando materiais manipuláveis (geoplano, tangram, MAB), levando a criança a concretizar e a compreender noções matemáticas, possibilitando a construção e reconstrução de conceitos contribuindo assim para aprendizagens significativas, onde os alunos têm a oportunidade de “aprender fazendo” permitindo que estes sejam estimulados a encontrar maneiras diferentes de resolver seus problemas.

 A implementação do projeto pressupõe a criação de um atelier de matemática, numa sala, com materiais manipuláveis, onde os alunos do 1º ciclo e do Pré-escolar poderão fazer construções a três dimensões, traçar itinerários e realizar percursos, com recurso à robótica, como aplicação dos conteúdos matemáticos trabalhados a nível curricular.