Mentoria

O programa de mentoria visa estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos do Agrupamento de Escolas de Lordelo, designado por AEL. Este programa identifica os alunos que se disponibilizam para apoiar os seus pares acompanhando-os, designadamente, no desenvolvimento das aprendizagens, esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares.

Os objetivos  para o programa de mentoria centram-se, na generalidade, nas seguintes áreas de atuação:

a) rendimento escolar - acompanhamento académico de alunos que apresentam dificuldades específicas, sendo o acompanhamento realizado por alunos com melhor aproveitamento nessas áreas;

b) relações interpessoais - prevenção do envolvimento em comportamentos de risco e promoção de um desenvolvimento bem sucedido na escola, na comunidade e na vida em geral;

c) motivação - melhoria da autoestima e maturação psicossocial.

O programa de mentoria destina-se a todos os alunos da escola básica e secundária de Lordelo, desde o 5.º ao 12.º anos. Os alunos podem participar, de forma voluntária, como mentores ou mentorandos.

Os encarregados de educação dos alunos mentores devem expressar o seu consentimento em documento disponibilizado pelo AEL.

O programa de mentoria funciona, preferencialmente, no regime à distância. Os mentores e mentorandos reúnem-se semanalmente na modalidade que considerarem mais conveniente, oportuna e adequada. Os alunos devem dar a conhecer à equipa de mentorias o plano de trabalho misto ou à distância para ser acompanhado por um responsável.

O aluno mentor será proposto para o Quadro de Valor da escola, desde que cumpra os requisitos definidos no regulamento interno do AEL.