Visita de estudo Açores

Quarenta e quatro alunos do curso de Ciências e Tecnologias “voaram” até à ilha de São Miguel, nos Açores, para uma visita de estudo dinamizada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.

Acompanhados dos professores Beatriz Castro, Cláudia Martins, João Carvalhal, Margarida Costa e Maria José Araújo, os estudantes visitaram entre os dias 20 e 24 de fevereiro alguns dos locais mais icónicos da ilha açoriana, como a Lagoa das Sete Cidades e o Monumento Natural da Caldeira Velha.

Deram igualmente um “pulo” à Lagoa das Furnas e ao Parque Terra Nostra, tendo ficado a conhecer a famosa piscina de águas hidrotermais, aquecida por ação de um vulcanismo sempre presente nas ilhas negras basálticas. A deslocação abrangeu ainda lugares emblemáticos como a plantação e fábrica do chá Gorreana, o Jardim Botânico e o museu Carlos Machado.

Os alunos tiveram ainda oportunidade de visitar centros de investigação, assim como percorrer trilhos que permitiram contemplar o património biológico e geológico desta ilha. Foi ainda possível explorar a faixa costeira de singularidade distinta pelas suas praias de areia vulcânica, separadas entre si por pontas rochosas de escoadas lávicas basálticas.

Para os professores, “o contacto com a Natureza, decorrente da deleite destas belas paisagens vislumbradas e pelas experiências vividas em salutar convívio e alegria, contribuíram decisivamente para o crescimento harmonioso dos alunos enquanto pessoas”.

Esta visita de estudo revelou-se inesquecível para todos os participantes.